quinta-feira, 17 de julho de 2008

A importância da castração

Estima-se uma população no Brasil de cerca de 28 milhões de cães. A se­gunda maior população canina do mundo. Um orgulho? Não! Sinal de subdesenvolvimento cultural. Boa parte desses animais vive nas ruas ou favelas. No Estado de São Paulo, o número de cães errantes pode chegar a um milhão e centenas deles são capturados e mortos pelos Centros de Zoonozes. Na Capital, os pro­cedimentos de eutanásia são através de injeção letal, mas o mesmo não acontece em algumas cidades do interior. Os outros métodos possíveis e que já fo­ram usados são a câmara de gás, a ele­­trocussão e, pasmem, o afogamento.
Tudo isso acontece porque nascem mais cães do que existem pessoas disponíveis e interessadas em criá-los. Enquanto a mídia enaltece os cuidados que alguns cães recebem nos pet shop, outros cães e gatos morrem atropelados, envenenados ou de diversas viroses, sozinhos nas ruas. Qual a mola propulsora desta en­gre­nagem perversa? Procriação indiscriminada estimulada pelos seres humanos.
Muita gente adquire um filhote sem pensar que depois ele cresce, tem ne­cessidades de comida, água, higiene, atenção. Então a pessoa abandona o animal à própria sorte, longe de casa. Outras vezes, deixa-se a cadela emprenhar, ter os filhotes em casa, que depois são colocados em uma caixa e largados nas praças. Muitos morrem de frio, fome e doenças contagiosas.
Os criadores também têm parcela de culpa, pois fazem uma determinada cadela gerar dezenas de descendentes. Estatisticamente, para cada filhote com­prado, outro chega às ruas, perdido ou abandonado. Existem tímidas cam­panhas pela esterilização destes animais, como forma de controle da população, porém, um problema desta dimensão exigiria uma esterilização compulsória, vinda na forma de lei, e que abrangesse significativa parcela da população canina e felina.
Como esperar atitudes governamentais exige muita paciência, melhor não cru­zarmos os braços enquanto as me­didas não vêm. Esterilize ou castre seu animal. Estimule seus vizinhos e amigos a fa­zerem o mesmo. A castração é positiva para a saúde dos cães e gatos. Não compre animais. Adote um animal abandonado, é uma atitude muito mais legal.
Wilson Grassi Médico Veterináriowww.wilsonveterinario.com.br

Nenhum comentário: