sábado, 9 de fevereiro de 2008

entrevista

Marly Winckler, socióloga e tradutora, é vegetariana desde 1982. Ativista pela causa, escreveu dois livros: Fundamentos do Vegetarianismo e Vegetarianismo: Elementos para uma Conversa Sobre. Tradutora de Libertação Animal, de Peter Singer, criou o Sítio Vegetariano e preside a Sociedade Vegetariana Brasileira. Em entrevista a ÉPOCA Online, Marly nos contou um pouco mais sobre o vegetarianismo.

ÉPOCA Online: Todos os vegetarianos são ativistas pelos animais?
Marly Winckler: Nem todos, mas uma boa parcela. O aspecto que mais atrai pessoas para o vegetarianismo é justamente a compaixão pelos animais. E isso mobiliza em nós a vontade de fazer alguma coisa para mudar essa situação tão penosa.

ÉPOCA Online: Qual é o impacto da dieta centrada na carne sobre as pessoas, os animais e o planeta?
Marly: A dieta centrada na carne provoca um efeito avassalador sobre a saúde das pessoas. Não há mais dúvidas a esse respeito. Várias organizações internacionais de renome têm parecer favorável ao vegetarianismo, inclusive afirmando que os profissionais da área da nutrição têm o dever de incentivar aqueles que expressam intenção de se tornarem vegetarianos.

A dieta vegetariana desde logo nos desassocia da crueldade com que são criados e abatidos milhares de seres indefesos que sentem dor e terror. O meio ambiente também se beneficia com a adoção da dieta vegetariana. Criar gado é uma forma muito ineficiente de utilização dos recursos, além de ser a principal responsável pela derrubada das florestas, como ocorre hoje com a Amazônia.

ÉPOCA Online: Qual é o papel do vegetariano na sociedade moderna?
Marly: O vegetariano está construindo esse mundo melhor que todos queremos. A dieta centrada na carne é realmente triste, pois além de destruir o planeta, está associada às principais doenças que levam ao óbito nas sociedades ocidentais, causa enorme sofrimento aos animais e é antiética, pois não pode ser estendida para todos. Quem vai ficar de fora?

ÉPOCA Online: Vegetarianos se consideram pessoas superiores e iluminadas por não comerem carne, e, por isso, serem éticos?
Marly: Absolutamente. Somos pessoas como todas as outras, um grupo heterogêneo e bem humano. Mas queremos crer que no quesito alimentação temos uma importante mensagem a dar. E já que falamos em iluminados, entre os vegetarianos temos alguns exemplos, como Buda, Jesus, Mahavira, Radakrishna, Ramana Maharshi, entre tantos outros.
Comente a matéria Leia os comentários Envie a um amigo Imprimir

Nenhum comentário: