sábado, 16 de maio de 2009

Por que nunca ouvimos falar de gripe do Ornitorrinco?

(Por Laércio Vinícius de Almeida )

É simples, porque os seres humanos que se julgam a espécie especialíssima não criam Ornitorrincos aos bilhares para se alimentarem desnecessariamente.
A gripe aviária, doença da vaca louca e agora a gripe suína só fazem confirmar o que os defensores dos direitos animais vêm dizendo há décadas: “Deixem os animais não-humanos em paz, eles são seres que possuem uma vida, vontades próprias, ambientes próprios, sentimentos próprios…” Mas a maioria das pessoas ainda insiste em fazer de conta que nada está acontecendo, ignorando assim, consequências como degradação ambiental e problemas de saúde que são as que mais damos atenção.
E por que isso acontece? Porque ainda estamos a pensar como a velha tradição que diz que o ser humano é senhor do mundo e portanto pode fazer o que quiser com ele, mas a realidade mais uma vez nos convida a ver que somos apenas mais uma espécie animal dentre todos as outras.
O que prova isso? A nossa submissão perante as leis da natureza assim como todas as outras espécies de animais. Somos diferentes sim, mas é só uma questão quantitativa e não qualitativa, não somos melhores do que qualquer outro animal, toda a vida é digna por si só, assim como dor e sofrimento são ruins em si próprios.
Mais uma vez famílias são arrasadas por nosso péssimo e ultrapassado hábito de alimentação, pessoas estão morrendo por causa da gripe suína e outras tantas morrem todos os dias de doenças que advém da dieta baseada no consumo de produtos de origem animal: rica em gordura saturada, colesterol e antibióticos usados na criação acelerada para o abate e maximização dos lucros, e baixa quantidade de fibras e vitaminas que previnem e nutrem o nosso corpo contra doenças fazendo com que o organismo humano funcione de uma forma mais leve e harmônica com a natureza.
Provavelmente conseguiremos mais uma vez controlar esse surto, mas isso só passa de um leve engano. A natureza encontrará meios para que a vida não seja violada, a simples contaminação por um vírus de uma espécie para a outra implica em várias violações naturais. Nem suínos, nem aves, nem bovinos e outras animais que são chamados de exóticos evoluíram para viverem confinados e assassinados para que seus pedaços e entranhas fossem servidos em um prato e chamados de alimento.
Estamos pagando por nossas escolhas, escolhas estas que estão sendo feitas sem o mínimo de questionamento, ou criamos critérios para nossas atitudes perante a natureza ou vamos morrer por nossas próprias mãos.
Quem sabe o mínimo sobre a estrutura e o poder de destruição dos vírus sabe que a diferença de
tempo entre a nossa espécie estar “reinando” e estar em extinção… é de pouco tempo!

Nenhum comentário: